- Ano: 2011
-
Fotografias:Ivan Hunter
Descrição enviada pela equipe de projeto. O estilo do projeto se caracteriza pelo uso da madeira como elemento estrutural, envidraçamentos extensos, plantas abertas, permeabilidade entre interior e exterior, acabamentos em madeira, tetos planos, orientação para as vistas e um delicado equilíbrio com o entorno natural.
Estes elementos se integram cuidadosamente para definir uma nova e inovadora visão da arquitetura regional. O projeto desta casa reponde ao pedido dos clientes de "uma cabana moderna de madeira" num terreno frente ao mar. Desta maneira o desenho se inspirou em dois ideais: a cabana de madeira rústica canadense e a casa de vidro modernista. Através do uso de uma estrutura expressiva, extensões de vidro e uma paleta mínima de materiais, o projeto tomou este desafio como seu conceito fundamental, reconciliando o rústico com o moderno em seu volume, materialidade e organização.
A casa foi desenhada como uma ponte, criando um espaço mínimo e um alto nível de desempenho ambiental, ao mesmo tempo que permite o crescimento da vegetação abaixo. Ao trabalhar com a topografia, a casa se define em duas partes: uma base de pedra sólida fundida na terra, fazendo referência aos afloramentos das rochas existentes no local, e uma ponte leve de madeira que descansa sobre a pedra. Com um tranquilo pátio interior, protegido dos ventos do sudeste, forte horizontalidade e transparência para o oceano, a casa se abre através de impressionantes vistas panorâmicas para o mar.